GUARDA-MOR
Editores
Livreiros
Login / Iniciar Sessão | Registo de novo utilizador
Home
Títulos Autores Minha Conta Contactos
Família Carneiro Leão - Com origem em Carvalhosa, Paços de Ferreira
Preço: EUR 0,00 / Esgotado
Editora: Guarda-Mor
Ano do Livro: 2011
Nº Páginas: 550
Encadernação: Brochado

Temas: [·] [·] [·] [·] [·]
Sinopse:

Há cerca de quatrocentos anos, em terras de "Chã de Ferreira", distrito do Porto, surge esta Família: Beatriz de Leão, de um família oriunda de Braga e documentada desde o século XV, casa em 1587 com António Garcia, senhor da Quinta de Real, em Carvalhosa. A geração seguinte, por união de uma filha deste casal com Pedro Carneiro, fixa-se nessa mesma região, tendo por berço a Casa do Funtão, onde mais tarde erigiriam Capela. E é nesta casa, ainda hoje na posse da Família, que surge o apelido composto Carneiro Leão que se faz representar no tecido social da região e do Reino. Para o Brasil, partem ramos dos Carneiro Leão que povoarão vários recantos da colónia, impondo-se mais tarde como um dos mais importantes núcleos familiares do Império.

Este estudo detalhado sobre o percurso geográfico, social, e sobretudo genealógico da Família Carneiro Leão, é o resultado da investigação de uma equipa luso-brasileira que juntou Carlos Eduardo Barata, Carlos Leal Machado e Carlos Lapa, este último inesperadamente falecido em Maio passado.

Dos primeiros Carneiro Leão, agricultores e proprietários no Norte de Portugal, aos actuais membros desta distinta Família, passamos por homens de negócio, da Igreja, personagens de relevo na Justiça e na Administração Pública, políticos, cavaleiros da Casa Real e titulares do Império do Brasil.

A proliferação de parentes Carneiro Leão, todos descendentes da Casa do Funtão - de que o índice onomástico desta obra, com cerca de 7.500 nomes, é paradigmático - torna difícil que este trabalho possa, ainda assim, ter um carácter definitivo no que respeita à identificação de todos os descendentes do primeiro casal que fixou o apelido: são muitas as actuais famílias que deles descendem, espalhadas em Portugal e Brasil. É certo, porém, que esta obra será fundamental para qualquer estudo complementar que venha a ser feito sobre esta Família invulgar, que marcou o rumo dos tempos.

Edição de Guarda-Mor, a "Família Carneiro Leão - com origem em Carvalhosa, Paços de Ferreira", em formato A4, capa dura e 560 páginas, incluindo 8 de extra-texto a cores, estará em subscrição até ao dia 30 de Julho pelo valor de 42.00 Euros. Será lançada no próximo dia 5 de Setembro. sendo o valor de venda ao público de 55.00 euros a partir dessa data.

© 2000-2020  Guarda-Mor, Edição de Publicações Multimédia Lda.