GUARDA-MOR
Editores
Livreiros
Login / Iniciar Sessão | Registo de novo utilizador
Home
Títulos Autores Minha Conta Contactos
Índices dos Processos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa
-50%
Preço: EUR 45,00 / EUR EUR 22,50
Editora: Guarda-Mor
Ano do Livro: 2009
Nº Páginas: 416
Encadernação: Brochado

Temas: [·] [·] [·] [·] [·] [·]
Sinopse:

A linha editorial adoptada pelas Edições do Guarda-Mor desde a primeira hora tem privilegiado a divulgação de fontes dos arquivos com particular interesse para a Genealogia, procurando divulgar os fundos existentes e contribuir para facilitar o acesso dos investigadores à informação que suporte as suas pesquisas.

Tal como anunciado em Janeiro, apresentamos agora os "Índices dos Processos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa".

No momento em que são divulgados, importa desde logo desmistificar a conotação que, no imaginário colectivo, associa imediata e exclusivamente os processos do Tribunal do Santo Ofício às perseguições movidas pela Inquisição contra Judeus e Cristão-Novos.

A Inquisição, como é sabido, foi criada para combater as heresias. E na vasta panóplia das heresias perseguidas pela Igreja, a "culpa" de judaísmo é, apenas, uma delas. Nessa perspectiva, os processos abrangem um amplo leque, desde pecados graves a simples pecadilhos. Quantos se referem a judeus e cristãos-novos, está por apurar. Porque, como refere o Prof. José Mattoso, está ainda por fazer um estudo dos 40.000 processos das inquisições de Lisboa, Coimbra e Évora existentes na Torre do Tombo para se poder conhecer, na globalidade, a verdadeira natureza da acção deste Tribunal.

Importa também chamar a atenção dos leitores para outro facto relevante: arquivados no Conselho Geral do Santo Ofício e, depois, na Torre do Tombo, como "processos", muitos deles são documentos de outra natureza que nunca se constituíram como verdadeiros processos judiciais, no sentido em que hoje os entendemos. Em alguns casos, são apenas denúncias de maior ou menor gravidade, anónimas ou identificadas, de que não resultaram quaisquer consequências práticas para os visados.

Esta recolha, realizada por Luis Amaral, inclui 17.586 processos, ordenados alfabeticamente por primeiro e último nome, em formato A4 e arranjo gráfico em tudo semalhante ao anterior volume desta série, tem o preço especial de lançamento de 37 Euros e será depois do dia 20 de Julho comercializado a 45 Euros. Estará disponível no próximo dia 24 deste mês e pode ser aqui encomendado.
© 2000-2020  Guarda-Mor, Edição de Publicações Multimédia Lda.