GUARDA-MOR
Editores
Livreiros
Login / Iniciar Sessão | Registo de novo utilizador
Home
Títulos Autores Minha Conta Contactos
Leitura de Bacharéis - Índices dos Processos
Preço: EUR 36,00
Editora: Guarda-Mor
Ano do Livro: 2006
Ano da Edição: 2006
Nº Páginas: 314
Encadernação: Capa dura

Temas: [·] [·] [·] [·]
Sinopse:

O núcleo da Torre do Tombo denominado Leitura de Bacharéis é essencialmente constituído por processos de habilitação para servir os Lugares de Letras. Os candidatos aos lugares da magistratura tinham de prestar provas no Desembargo do Paço, antes das quais era instaurada uma inquirição à vida do candidato bem como à sua ascendência. As inquirições, dirigidas pelo Corregedor da Comarca, continham um questionário tipificado que as testemunhas deveriam responder. Os candidatos eram na sua maioria recém-formados pela Universidade de Coimbra que pretendiam seguir a carreira da magistratura. A habilitação era também obrigatória para tabeliães e escrivães.

Estes processos de habilitação – tal como os destinados a servir o Santo Ofício ou para admissão nas Ordens Militares – ricos em informação genealógica, são importantes documentos para a História Social do País e para a História do Direito Português.

O núcleo é constituído por 11.491 processos inventariados que se encontram organizados por ordem alfabética e distribuídos por 289 maços, com datas compreendidas entre 1640 e 1833.

Em “Leitura de Bacharéis - Índices dos Processos” que agora apresentam, Lourenço Correia de Matos e Luís Amaral coligiram em livro os índices - por primeiro nome e pelo último apelido, o que multiplica consideravelmente as possibilidades de pesquisa - actualizaram e uniformizaram a grafia dos nomes e apelidos. Os autores consultaram todos os processos que nos índices originais continham abreviaturas, de forma a conseguir identificá-los e bem assim, todos aqueles cujos apelidos, por menos comuns ou mais estranhos, suscitaram dúvidas de interpretação. Enriquecido com um prefácio do Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, a publicação deste trabalho – prevista para a segunda quinzena de Dezembro – é da responsabilidade das Edições do Guarda-Mor.

Ao acolher e apoiar o projecto e a publicação deste livro, a Associação dos Amigos da Torre do Tombo – que contou com o patrocínio da Sociedade de Advogados Franco Caiado Guerreiro & Associados – contribui mais uma vez para a divulgação e valorização dos fundos do Arquivo Nacional, apresentando um instrumento de trabalho útil a todos os investigadores.
© 2000-2018  Guarda-Mor, Edição de Publicações Multimédia Lda.