GUARDA-MOR
Editores
Livreiros
Login / Iniciar Sessão | Registo de novo utilizador
Home
Títulos Autores Minha Conta Contactos
Mercês Honoríficas do Século XX (1900-1910)
Preço: EUR 55,00
Editora: Guarda-Mor
Ano do Livro: 2012
Nº Páginas: 634
Encadernação: Brochado

Temas: [História·Portugal] [Heráldica·Europa] [Arquivos·Portugal] [Biografias·Portugal] [Dicionários·Portugal] [Edições Guarda-Mor·Edições]
Sinopse:

As concessões de mercês honoríficas, matéria fundamental para a investigação histórica em Portugal, têm sido tratadas com falta de rigor ao longo do tempo. Sem embargo de alguns estudos sistematizados, mas quase sempre incompletos, que se debruçam predominantemente sobre títulos nobiliárquicos ou ordens honoríficas específicas, não existe uma copilação definitiva que permita aos historiadores, e em particular aos genealogistas, contar com uma fonte segura sobre as dignificações pessoais concedidas por parte dos poderes públicos, através dos tempos.

O historiador, investigador e genealogista Jorge Forjaz, cujo trabalho, transversal ao espaço e ao tempo, é hoje uma referência para todos os que nos dedicamos à Genealogia, apresenta agora um estudo dedicado às mercês honoríficas dos últimos dez anos da Monarquia, tendo em vista não só a recolha e divulgação das listas completas de agraciados, como, completadas com alguns dados biográficos, fornecer também um auxiliar importante para todos os investigadores.

As “Mercês Honoríficas do Século XX”, que agora se publicam, referem-se à primeira década do século passado, de 1 de Janeiro de 1900 a 5 de Outubro de 1910. Cobrem todos os títulos, cargos palatinos, cargos honoríficos, cartas de armas, condecorações civis e militares, e condecorações estrangeiras concedidas a cidadãos portugueses cujo uso foi devidamente autorizado pelo governo português. Foi um período frutuoso em concessões, que contempla cerca de 8.000 agraciados.

Esta obra revela personalidades com uma importância até agora efémera, posto que obnubilada pelo tempo. Descobrem-se assim muitos nomes de mérito, cujo conhecimento ajuda a retratar a sociedade do Império Português no fim da monarquia. Pretende o autor que este estudo venha a potenciar novos trabalhos junto da comunidade que investiga, para que se venha a cobrir toda a monarquia constitucional. Esperamos ver neste trabalho o início de uma obra maior que, estendida a toda história, relacione as ordens e demais focos geradores de mercês, revelando todos os nomes daqueles que em determinado momento foram merecedores de um reconhecimento público em Portugal.
© 2000-2014  Guarda-Mor, Edição de Publicações Multimédia Lda.