GUARDA-MOR
Editores
Livreiros
Login / Iniciar Sessão | Registo de novo utilizador
Home
Títulos Autores Minha Conta Contactos
Os Oficiais do Exército de Dom Pedro
-30%
Preço: EUR 26,00 / EUR EUR 18,20
Editora: Guarda-Mor
Ano do Livro: 2008
Nº Páginas: 252
Encadernação: Brochado

Temas: [·] [·] [·] [·] [·] [·]
Sinopse:

As Edições Guarda-Mor anunciam o lançamento de "Os Oficiais do Exército de Dom Pedro (1829-1835)" , edição fac-similiada da lista dos oficiais, coligida em 1835, e publicada nesse ano sem indicação de autor, sendo agora fixada e organizada por Manuel Amaral, que elaborou os índices dos regimentos e dos oficiais que os integravam.

No mês em que se comemoram 210 anos do nascimento de D. Pedro IV, evocam-se os mil quinhentos e quinze oficiais que o secundaram na conquista do poder para o liberalismo. De indubitável interesse, esta obra segue e conclui a primeira edição impressa do Guarda-Mor, "Os Oficiais d' El-Rei Dom Miguel", datada de 2002, ano em que se comemoravam os 200 anos do nascimento de D. Miguel.

O prefácio do coronel Américo Fernandes Henriques apresenta o enquadramento histórico em agiram os responsáveis pelo exército libertador, no ambiente de guerra civil que submergia o país, descrevendo-o de um modo empolgante, tal como já o fizera no capítulo da sua autoria em "Os Oficiais d' El-Rei Dom Miguel".

Para além do valor histórico dos dados que esta obra revela, "Os Oficiais do Exército de Dom Pedro" conta com elementos importantes para a genealogia, ao permitir-nos, através dos seus nomes, vir revelar teias familiares destes heróis vitoriosos que formariam alicerces na sociedade portuguesa pelo correr do intrincado século XIX.

A edição de "Os Oficiais do Exército de Dom Pedro (1829-1835)", contou com o apoio da Comissão Portuguesa de História Militar, e será lançada no próximo dia 23 de Outubro no Museu Militar de Lisboa (Largo de Santa Apolónia) às 18h30.
© 2000-2017  Guarda-Mor, Edição de Publicações Multimédia Lda.